Whats DecoraliAtendimento via WhatsApp

Como escolher a cortina certa para a sala?

Por agosto 24, 2020 Uncategorized

É de conhecimento popular que as cortinas são capazes de fazer uma sala de estar, mas apenas quando escolhidas de forma correta. Quando se trata da peça certa para cobrir as janelas, as questões envolvem cor, tecido, estampa, acabamento, comprimento e forro.

Com tantas possibilidades no mercado, é fácil sentir-se oprimido na hora de escolher a cortina que vai completar sua sala. No entanto, esta tarefa não é impossível de ser realizada!

O primeiro grande passo antes de escolher sua cortina é saber o que se pretende ter como conceito do ambiente: aconchegante, moderno, clássico ou minimalista. As cortinas dão até a sensação de amplitude, mas é preciso saber escolher uma que ofereça isso no seu espaço. A escolha do tecido depende do conceito que o seu ambiente vai ter.

Se a pessoa quer um lugar aconchegante, indica-se tecidos com fibras naturais, que podem dar um volume de médio e podem trazer conforto. As cortinas de seda podem conferir modernidade, enquanto a persiana pode oferecer um efeito mais básico, além de ser mais prática na hora de limpar.

As cores mais neutras são normalmente as mais indicadas por não marcarem tanto o ambiente. No entanto, se a intenção é ter um ambiente extravagante, pode se optar por cortinas em cores mais fortes ou estampas.

Aqui, você ficará por dentro das nossas dicas para acertar na cortina neutra certa para sua casa!

Como combinar a cortina na sala de estar

Por ser um elemento decorativo com grande impacto visual na sala de estar, a cortina deve ser muito bem planejada para combinar com outras peças do ambiente, sem necessariamente roubar a cena.

Entre as principais dicas, está combiná-la com a cor das almofadas e do tapete, criando uma sincronia interessante e criativa no espaço. Além disso, a combinação com o sofá também pode ser interessante. O cuidado, nesse caso, é evitar a monotonia visual com muitos elementos de destaque em uma mesma cor, mas isso pode ser resolvido com almofadas estampadas e iluminação direcionada.

O mais importante é evitar que a cortina destoe do restante da sala, como, por exemplo, uma cortina estampada com tema tropical em uma sala de estar com decoração minimalista. O ideal é sempre manter o equilíbrio e a harmonia visual, além de ficar de olho nos lindos projetos realizados por nossos decoradores de interiores especialistas em salas de estar!

Material

Tecido é uma parte essencial no processo da escolha de cortina perfeita, já que o material irá indicar o quanto tempo sua cortina vai ser funcional e o quanto ela vai durar.

Se elas são muito pesadas, eles não podem ser dobradas de maneiras interessantes. Se elas são muito leves, podem não funcionar muito bem em janelas grandes e que ficam abertas regularmente.

É muito importante avaliar a quantidade de vento que se passa pela janela e o quão resistente sua cortina precisa ser para suportar isto. Alguns dos materiais disponíveis podem ser leves e bonitos, porém em alguns casos podem não ser muito funcionais na hora da manutenção da peça.

Tamanho

Normalmente, uma cortina deve ir do teto até o chão da residência. Se você tiver bom gosto e não cometer exageros nas cores, escolher a sua cortina não vai ser um grande problema.

Cortinas de duas camadas podem seguir tamanhos médios e proporcionam um visual rústico na casa. As cortinas com uma segunda camada em seda ou veludo com gaze podem ser encorpadas e oferecem charme para a decoração da sua sala de estar.

O trilho da cortina não precisa necessariamente ficar escondido. Ele pode ficar exposto, no caso do varão ou pode ficar por trás de um forro. Uma das dicas para ter sucesso e charme, é ter uma cortina longa que encosta no chão.

Para não acumular poeira na peça, pode-se subir cerca de 1cm. As cortinas curtas quebram a elegância do espaço e normalmente não funcionam bem.

Ambiente

As salas de estar que tenham modelos de décor mais escuros e com matizes sóbrios podem receber cortinas claras ou peças que tenham uma aparência mais suave. Para esses espaços, essas cortinas podem ser confeccionadas em materiais delicados, mais leves e com mais transparência.

Estes tipos de peças podem até ajudar a deixar o cômodo com um ar mais claro. Já nos locais que tenham uma decoração mais viva, a variedade de escolha das cortinas neutras pode ser ainda maior!

Um ambiente decorado com uma paleta cromática clara é sempre agradável e funciona bem com quase qualquer tecido. Em ambientes que possuem TV ou home theater, é recomendado utilizar um blackout de PVC, pois pode oferecer um ótimo isolamento de luz.

Cortina blackout vale a pena?

Por fim, vale falar das cortinas blackout para a sala de estar. Especialmente desenvolvidas em tecidos que bloqueiam totalmente a iluminação natura, esses tipos de cortinas são ótimos para a decoração de salas de TV, onde a ideia é criar experiências interessantes para sessões de cinema ou shows.

Outro ponto interessante das cortinas blackout é o de que elas valorizam a iluminação interior dos espaços, criando efeitos de iluminação especialmente interessantes com luminárias LED ou pendentes.

Contudo, é fundamental escolher modelos que possam ser totalmente abertos na maior parte do dia, isso garantirá que a sala fique bem areja e naturalmente iluminada, o que é fundamental para a qualidade de vida dos moradores.

 

Gostou?

Entre em contato com a Decorali e saiba todas as opções para a sua sala ficar perfeita!

Deixe uma Resposta