Dificilmente encontramos uma casa sem cortinas e/ou persianas, contudo é comum termos dúvidas em relação ao uso adequado dos vários tipos que encontramos no mercado.
Esse assunto dá muita indecisão, e por isso, enumeramos 5 dicas pra você não errar na escolha.
É isso ai, vamos lá:
1. TAMANHO – As cortinas longas necessitam ser usadas até o chão, isso certifica uma aparência mais imponente e elegante, além disso, aumenta o pé direito e dá leve sensação de amplitude ao espaço. Só fique ligado a um detalhe, evite usar mais do que 3,5 cm de tecido arrastando no chão, uma vez que pode concentrar poeira e complicar a circulação no ambiente.
O tamanho da cortina é algo relativamente pessoal, porém na sala de estar ou jantar, o ideal é que você use uma cortina longa. Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total da cortina. Na cozinha, use uma cortina mais curta por causa da gordura do ambiente ou aproveite o enquadramento dos balcões e armários para definir o tamanho.
2. TECNOLOGIA – As Cortinas e Persianas vestem as janelas e fazem toda a diferença na decoração. Produzidas com tecidos tecnológicos que unem beleza e funcionalidade, diversos modelos de cortinas e persianas colaboram para a redução da entrada de calor no ambiente, protegem móveis e revestimentos da radiação solar, reduzem ruídos externos, inibem o acúmulo de poeira, entre outras vantagens
As cortinas e persianas dão um toque final à decoração, por isso, o ideal é comprá-las depois de definir os móveis, revestimentos e cores das paredes.
3. LUMINOSIDADE – Antes de adquirir, a cortina ou persiana, analise a janela que vai cobrir. Se a paisagem for atrativa e com boa luz, evite cores escuras. Decida-se por tecidos claros e leves que concedam a vista da paisagem. Vale lembrar que tecidos muito leves não impedem a entrada de luz solar, para isso, é preciso complementar com uma cortina Rolô, Double Vision, Romana ou Persianas Horizontais (foto abaixo), que são ótimas para barrar a entrada de raios UV. Mas se a vista não é das melhores, aposte em tecidos alegres e coloridos.
4. COR – Cortinas e persianas estampadas, com cores fortes, de fibra ou de madeira no tom natural criam um clima despojado e favorecem ambientes amplos.
Uma decoração contemporânea não precisa se basear em poucos elementos e nem ser absolutamente clean ou minimalista. Sua casa precisa expressar, principalmente, a sua personalidade e, assim, é interessante levar a vida através de algumas possibilidades decorativas.
5. CLÁSSICAS – Cortinas para sala com bandô são clássicas e são utilizadas em ambientes que priorizam um estilo mais refinado. A cortina da imagem abaixo carrega um tom super clássico e neutro, o bege. A escolha deixou a sala de estar ainda mais elegante e charmosa, que por si só já carrega elementos de super bom gosto.