Criamos uma série de dicas com as diferenças, custos, principais modelos e até como fazer a higienização de cortinas e persianas.
Ter uma casa com temperatura agradável tem se tornado cada vez mais essencial. E uma das saídas para quem não quer ver a conta de luz aumentando horrores no fim do mês é apostar em cortinas e persianas, que filtram a luminosidade solar e contribuem para a sensação de bem estar. Se você está pensando em investir nos elementos, é uma boa conhecer alguns detalhes sobre como funcionam e quando são mais indicados. Para começar, a Decorali explica a diferença entre eles: as cortinas são as peças, de tecido ou de outros materiais, que impedem por completo o toque do vidro da janela ou da superfície que cobrem. Já as persianas são os modelos vazados, que permitem o toque. Mas, em geral, modelos mais tecnológicos e que não tenham o aspecto de uma cortina convencional também são chamados de persianas.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre os elementos, confira uma dica importante para não errar na sua escolha:
- Veja quais ambientes exigem mais privacidade
Via de regra, é recomendado usar cortinas em ambientes que exigem um bloqueio de luz maior e que pedem mais privacidade. Salas de TV e quartos necessitam de maior privacidade e bloqueio da luz solar. Já em ambientes como salas de estar e de jantar e varandas, o “blackout” não precisa ser completo, por isso pode ser melhor investir em persianas.
Gostou dessa dica ? 🙂 Fique de olho nas próximas