Persianas demandam um cuidado especial na limpeza e manutenção de suas lâminas e cordas. É comum que, com o passar do tempo, as persianas acumulem poeira e ácaros, muitas vezes imperceptíveis aos olhos. Isso é muito prejudicial para o bem-estar e saúde dos moradores, uma vez que pode provocar alergias e irritações. Para evitar que isso aconteça, é necessário manter as persianas sempre limpas e bem cuidadas, contribuindo ainda para sua melhor conservação. Quer saber como fazer isso? Então confira nossas dicas!
1. Limpe com frequência
A limpeza da persiana deve ser feita regularmente. Para tanto, use um aspirador de pó ou um espanador. A limpeza periódica das lâminas deve ser sempre feita no sentido longitudinal, para garantir uma melhor higienização da persiana.
2. Evite o higienizador à vapor
Não use higienizador à vapor para limpar a sua persiana, independente de ela ser de madeira, fibra, plástico, tecido ou acrílico. Por possuir alta pressão e expelir vapor de água a uma temperatura muito elevada (120ºC), o higienizador é um equipamento que pode danificar o material da persiana.
3. Lubrifique a persiana
Para assegurar a melhor conservação da persiana, a maior durabilidade dos componentes internos e o funcionamento adequado, é necessário lubrificar o material periodicamente. Basta usar vaselina vegetal para efetuar essa lubrificação.
4. Lave as Persianas periodicamente
O ideal é que há cada 24 meses você faça a lavagem mais profunda de sua persiana, afinal, isso aumenta a durabilidade da mesma. O mais recomendado, nesse caso, é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Vale destacar que em cortinas de fibra natural é aconselhado usar apenas a aspiração, pois a lavagem compromete a textura e maleabilidade da cortina.
5. Troque as cordas
Normalmente, as cordas da persiana embolam e desgastam com o passar do tempo. Isso faz com que o movimento de abrir e fechar a cortina seja prejudicado. A boa notícia é que nem tudo está perdido quando essa situação acontece. A solução é simples: basta trocar as cordas da persiana com a ajuda de um profissional.
E aí, você gostou das nossas dicas? Continue ligado no nosso blog e até a próxima!