5 dúvidas sobre Cortinas
- Cortina ou persiana: qual escolher?
Na maioria das vezes, depende do gosto do morador. Salvo em situações nas quais a persiana é a mais indicada, como quando há pessoas muito alérgicas a poeira na casa, não existe uma norma. Grande parte dos profissionais, no entanto, declara que as cortinas têm o poder de imprimir uma atmosfera mais acolhedora e elegante aos projetos.
2. Que modelos de cortinas estão em alta?
As tendências apontam para os mais leves e fluidos, menos volumosos e com ótimo caimento. A campeã de citações, a do tipo Wave, embora presa num trilho, reproduz as ondulações obtidas com o uso de ilhoses num varão.
3. Quando usar trilho ou varão?
Indica-se o trilho quando há um cortineiro, de gesso ou madeira, capaz de disfarçar sua presença. Existem casos em que o trilho, muito discreto, pode ficar aparente, mas, em geral, o suporte permanece oculto. Já o varão se mantém à vista, e costuma entrar em cena nos ambientes com forro que acompanha a inclinação do telhado ou se o desejo for torná-lo parte da ambientação.
4. As cortinas devem ocupar apenas a janela ou a parede inteira?
A menos que exista algum obstáculo, como um aparador sob a abertura, elas ficarão mais elegantes se alcançarem o piso. Caso não seja possível, prefira um modelo romano ou uma persiana.
5. Em ambientes com várias janelas, as cortinas devem ser todas iguais?
Recomenda-se padronizar. Se uma delas fica acima de um móvel, por exemplo, pode-se cobri-la com um modelo romano, mais curto, e usar cortinas longas nas demais. O resultado será mais harmônico se todas forem do mesmo tecido.
Outra sugestão: É viável valorizar uma porta-balcão com a cortina e instalar telas solares nas janelas, com bom gosto e originalidade.
Gostou? Entra em contato com a Decorali para saber a cortina certa para o seu espaço!