Se você está procurando formas de deixar o ambiente da sala ou do quarto mais escuro ou mais frio, uma opção é investir em uma cortina blecaute. Feita com material diferenciado em relação aos tecidos convencionais de cortinas e que pode deixar qualquer cômodo em completa escuridão, veja exatamente o que é este tipo de cortina, de que material é feita e por que você deve ter uma em casa.
O que é cortina blecaute?
A cortina blecaute tem a função de cortar a luz de um ambiente e, literalmente, provocar um blecaute, deixando-o completamente escuro. Para isso, é composta principalmente por tecido poliéster (em alguns casos pode haver uma mistura de poliéster e acetato ou poliéster e algodão). Esse tipo de cortina é utilizado em casas e apartamentos, seja na sala, no quarto ou até em corredores para garantir boas noites de sono e um ambiente mais intimista e privativo. Ele também ajuda a reduzir o ruído no cômodo, porque abafa barulhos externos.
Tipos de cortina blecaute
Existem vários modelos de cortina blecaute no mercado, por isso é importante conhecer cada um para fazer a melhor escolha. Eles variam conforme a estética, material e função específica.
Romana
A cortina blecaute romana é ideal para ambientes minimalistas, pois é feita com um tecido liso, mas dobrável. Logo, tem um design limpo, mas moderno. Diferentemente de uma cortina comum, ela vai caindo aos poucos, em camadas. A vantagem de optar por esse tipo de cortina é ser possível instalar um sistema de abertura e fechamento automático, para que ela abra ou feche apenas com um aperto de botão de controle remoto.
Rolô
A cortina rolô é como se fosse uma chapa, geralmente branca ou preta, com mecanismo que faz o tecido enrolar para cima ou para baixo, se você quiser abri-lo ou fechá-lo. Esse estilo de abertura permite maior controle da incidência de luz solar no ambiente, pois você pode escolher deixar a cortina apenas até metade da janela, por exemplo. Outra vantagem da cortina rolô é que ela se enrola até o topo (fixado na parede) e fica escondida ali, para quando você quiser, poder visualizar a vista da sua janela inteira.
Tecido
As cortinas blecaute de tecido são comuns, com caimento e abertura idêntico às cortinas de tecido normais, mas com o efeito de escuridão. Inclusive, engana-se quem pensa que a cortina blecaute de tecido precisa ser de uma cor só; as estampadas também estão disponíveis.
Cortina blecaute com voil
Este modelo de cortina, na verdade, vem com duas cortinas: a blecaute, para tapar a luz solar; e o chamado tecido voil, mais fino e, geralmente branco ou perolado, de cor clara. Ele é ótimo para dar um charme para o cômodo em que estiver colocado, mas você também pode optar por deixar somente o voil aberto (e deixar a claridade entrar) ou apenas a cortina blecaute, ou os dois.
Existe diferença entre cortina blecaute e cortina corta luz?
Não. A cortina blecaute e a cortina corta luz têm a mesma função, apenas com nomes diferentes. Quando estiver pesquisando um modelo para comprar, você poderá encontrar a palavra “blackout”, que também descreve este modelo de cortina. Lembre-se: pode parecer óbvio, mas a cor da cortina não diz nada sobre ela ser blecaute ou não; cortinas pretas não necessariamente vão tapar a incidência de luz solar no cômodo.
Por que eu devo ter uma cortina blecaute em casa?
Uma cortina blecaute é o objeto ideal para adquirir se você está querendo bloquear a entrada de luz solar em qualquer cômodo (sendo mais comum a sala ou quarto) ou resfriá-lo de alguma forma. Isso porque cortinas desse tipo conseguem reter até 30% do calor do ambiente externo, para que não entre dentro de casa. Além disso, elas conseguem abafar um pouco de ruído externo, tornando o ambiente mais silencioso. Este tipo de cortina também é um ótimo investimento se você tem dificuldades para dormir na claridade.
Como lavar cortina blecaute?
A lavagem da cortina blecaute vai depender do modelo dela e, em alguns casos, você não vai chegar a realmente lavá-la. As de PVC, por exemplo, não devem ser colocadas na máquina de lavar e necessitam apenas da passagem de um pano úmido com sabão multiuso. Se a cortina for branca e estiver com pontos de mofo, não hesite em usar cloro.
Já se a sua cortina blecaute for de tecido, até dá para colocá-la na máquina de lavar, mas tome cuidado para a centrifugação não estragá-la. Se você for lavá-la à mão, o melhor jeito é colocá-la no chão limpo, com vassoura e detergente, e ir esfregando e enxaguando até toda a sujeira sair. Também é possível levar a cortina para lavar na lavanderia. O tecido voil não deve ser colocado na máquina, pois ele é bem fino e pode rasgar.
Como desamassar cortina blecaute?
Se a sua cortina blecaute chegar amassada ou tiver amarrotado com o tempo, para desamassá-la é bastante simples: basta deixá-la secando no sol forte, que ela voltará ao normal sozinha. Isso porque o sol dilata as partículas plásticas e as estica; o peso da cortina acaba puxando para baixo e faz com que a cortina fique lisa novamente. Se a situação estiver muito crítica, borrife um pouco de água na cortina antes de colocá-la no sol, para ajudar.
Gostou? Faça um orçamento de cortina blecaute com a Decorali!