Se o seu papel de parede for de vinílico, tecido revestido ou qualquer outro material lavável, a limpeza fica ainda mais simples! Basta preparar uma solução de detergente com água morna e lavar a parede com uma esponja macia.
1. Misture 1 ou 2 colheres (sopa) de detergente em um balde com água morna
Para começar, prepare a solução de detergente misturando 1 ou 2 colheres (sopa) do produto em um balde com água morna. A dica, nessa etapa, é dar preferência ao uso do detergente neutro, que possui o pH alcalino e dificilmente danificará o papel de parede.
2. Teste a solução antes de começar a limpeza
Para garantir que o papel de parede realmente não seja danificado, o segundo passo é testar a solução de limpeza em uma pequena área do material (você pode fazer isso próximo ao rodapé, por exemplo). Se não aparecer nenhuma manchinha, prossiga com a limpeza!
3. Coloque a mão na massa
Agora tudo o que você precisa é efetivamente colocar a mão na massa e lavar o papel de parede! Comece mergulhando uma esponja macia no balde que contém a solução, tire o excesso de água e limpe o papel de parede de cima para baixo, esfregando delicadamente e realizando movimentos circulares. Depois, com a ajuda de um balde de água limpa e um pano novo bem torcido, esfregue o material novamente para finalizar a limpeza.
4. Seque o papel de parede
O último passo consiste em secar bem o material com pano seco – isso deve evitar que o papel absorva umidade, o que é muito importante para que ele não seja danificado.
Dica extra: Use esponjas realmente macias! Materiais abrasivos, como lã de aço, por exemplo, podem acabar comprometendo a integridade do material.