Clássicas e sofisticadas, as persianas romanas são a opção perfeita para quem busca unir a praticidade das persianas tradicionais com a beleza das cortinas de tecido. Disponíveis em diferentes cores e materiais, a persiana romana tem uma grande chance de invadir a decoração da sua casa.
A persiana romana é formada por “gomos” largos e horizontais que se dobram e desdobram para cima ou para baixo na medida em que a persiana é aberta ou fechada. O espaço entre as dobras da persiana romana é o que torna esse modelo tão diferenciado, transmitindo leveza e elegância aos ambientes.
As persianas romanas podem ter acionamento manual ou automático, nesse caso feito por controle remoto. Outra característica é que você pode optar pelo modelo de persiana romana blackout, onde a passagem da luz é completamente bloqueada, ou pela persiana romana translúcida ou tela solar, onde a luz atravessa a persiana de modo sutil e natural.
Os materiais mais utilizados para confecção das persianas romanas são o tecido, geralmente poliéster, ou as fibras naturais, como o bambu.
As persianas romanas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. Na sala e nos quartos, uma boa dica é optar pelas de tecido blackout que limitam a entrada da luz e garantem um descanso extra ou aquela sessão de cinema sem ser atrapalhada pelo sol.
Na cozinha e no banheiro a orientação é evitar as persianas romanas de tecido. Prefira aquelas de fibras naturais por serem mais fácies de limpar e por não sugarem gordura. Deixe as de tecido para os quartos, salas e escritórios.