As cortinas são itens essenciais, ajudando a complementar a decoração com muito mais estilo e charme. Mas não é só isso: ela também é um item funcional!
Com a peça, é possível ter maior privacidade, evitando que quem está fora do imóvel consiga ver o que se passa dentro dele. Além disso, ajuda a proteger móveis e revestimentos de pisos e paredes, minimizando o risco de manchas.
Isso é possível porque a incidência direta de raios solares pode provocar desbotamentos. A cortina bloqueia parte do sol que entra no cômodo, protegendo móveis e revestimentos contra danos.
Além disso, a cortina melhora a acústica e isolamento térmico do espaço, tornando-o mais agradável. Se for uma peça com tecido grosso, como a cortina blackout, deixa o cômodo escuro, o que faz a diferença na sala para assistir à TV ou no quarto para conseguir dormir mais pela manhã. Por isso, vale muito a pena usar a peça!
1. Tecido natural
As cortinas de tecido natural estão em alta na decoração de 2023! A ideia é investir em peças que valorizam a natureza e são mais sustentáveis, sem deixar a funcionalidade de lado. Um ótimo exemplo para apostar nessa tendência é a cortina de linho, mas você também pode investir em painéis e persianas feitos com materiais como a madeira e o bambu.
2. Cores saturadas
As cores saturadas são as mais puras, que não têm branco, cinza ou preto em sua composição. Por isso, são tonalidades mais intensas. Ao seguir essa tendência, dá tanto para escolher tons claros até os mais escuros, como um marrom, um verde ou um azul mais rico.
Essa tendência é perfeita para quem quer dar toques de cor na decoração, garantindo um espaço diferenciado, com muito charme e estilo de sobra! Para evitar muita informação visual, escolha cortinas lisas, isto é, sem estampas.
3. Cortina minimalista
A cortina minimalista é aquela que não possui estampas ou detalhes que dão muito volume para a peça. Trata-se de um modelo simples, porém que esbanja elegância! A proposta dessa tendência é criar um ambiente agradável, confortável e prático. Isso é possível porque a peça é confeccionada com tecidos que dão sensação de aconchego, além de terem manutenção descomplicada.
A versão minimalista da peça é simples, confeccionada com um tecido durável e hipoalergênico. É monocromática, normalmente em tons claros, que ajudam a tornar o ambiente ainda mais iluminado. Esta é uma tendência perfeita para quem gosta de decorações atemporais e que também são elegantes!
4. Mix de texturas
O mix de texturas dá um toque moderno para a decoração, além de ajudar a montar um espaço agradável. Mas com apostar nessa tendência? Simples: basta investir em uma cortina que é confeccionada com mais de um tipo de tecido.
Se preferir, também há a opção de misturar cortinas feitas com tecidos diferentes. É o caso do veludo e do tule, do algodão com a organza, combinando tecidos pesados com outros mais leves. A dica é dar asas à sua criatividade e imaginação! Você pode usar um tecido sintético como forro e um natural por cima, por exemplo. Para não errar na combinação, o truque é escolher tecidos com texturas simulares.
5. Cortina romana
A cortina romana é uma alternativa para quem quer investir em um modelo diferenciado, confeccionado com painéis de tecido ou de fibra natural. Eles ficam suspensos e formam dobras quando a cortina é aberta.
É uma peça que ajuda a modernizar a decoração de maneira simples, garantindo um efeito incrível para o espaço. Funciona bem em diferentes cômodos, como em salas, quartos e home office, principalmente.